João Alberto Costenaro

Imagens de alguns eventos por J. Costenaro.

Artigos


Seleta - Consultoria e Treinamento - O atendimento que vende

Equipe de vendas? Que equipe?

Minha expressão de admiração veio depois de um grito de guerra de um grupo de vendedores para varejo. Puxados pelo supervisor, puseram a todo vapor os pulmões. Naquele momento todos pareciam tomados de um espírito só: Garra! Muita garra! Povo que fazia 50 visitas por dia. Resultados fantásticos nos dois anos anteriores. Trabalho duro. Devido aos resultados, remuneração bastante razoável pelo perfil exigido.

Fazia tempo que não via um grupo de vendas onde o incentivo diário em reuniões rápidas fazia muito sucesso. Fiquei também eu motivado.

Não sei bem onde perdemos esse estilo de criar espírito de equipe e com essa força tornar todos um pouco melhores do que seriam sozinhos. Permitir que, se hoje alguém não teve sucesso, possa contar com o resultado do grupo para comemorar e se renovar para amanhã. Um apoiar o outro na hora da dificuldade pessoal, nas férias, etc.

Nós somos bichos sociais. Se alguém acha que vendedores são egocêntricos por natureza e por isso não precisam participar de equipe, está enganado. Precisam sim uns dos outros, não só para competir, mas para se sentirem parte de uma comunidade com interesses e preocupações equivalentes.

Talvez o descaminho tenha sido, em boa parte, fruto do custo de encargos empregatícios. Nossos vendedores foram adaptados, quase todos, em “representantes comerciais”. “Ah! Mas representante não pode isso, não pode aquilo, senão gera vínculo empregatício”.

Perdemos todos, governo, empresas e vendedores.

O que podemos fazer?

O trabalho de equipe nunca esteve tão fácil de ser resgatado. Estamos diante de uma grande oportunidade com as novas tecnologias de comunicação. Podemos criar passo a passo o espírito de equipe, mesmo para aqueles que estão distantes.Internet banda larga, celular, notebooks, handhelds, etc, podem ser instrumentos de conectarmos também almas e corações dos nossos profissionais de vendas. Não se afete pela dificuldade inicial e até pelo desinteresse dos maiores beneficiados: a hora que pegar, pega fogo o entusiasmo também.

É só começar!


João Alberto Costenaro


Veja também outros artigos:


› Publicidade

NEWSLETTER

Receba grátis mensalmente dicas e informações para seu sucesso profissional.
Faça seu cadastro!


Selo de Qualidade WEC 2009
Home - Trabalhe conosco - Mapa do site Desenvolvido por: JOS