João Alberto Costenaro

Imagens de alguns eventos por J. Costenaro.

Artigos


Seleta - Consultoria e Treinamento - O atendimento que vende

Escolhas

Se você está a fim de conseguir alguma coisa maior do que vem conseguindo em seu trabalho de vendas só há dois caminhos:

Continuar fazendo seu trabalho do mesmo jeito de sempre e contar com a sorte de que a mudança aconteça.

Fazer acontecer aquilo que quer de forma ativa.

É claro, em toda escolha há um preço a ser pago.

Se você escolher a imobilidade de direção, de ritmo ou de estilo de atuar, pague o preço da incerteza permanente, da sensação de rotina desmotivadora e dos resultados sem muitas perspectivas. Seu prêmio sonhado de maior e melhor quase que certamente só virá se alguma coisa sobrenatural acontecer.

Por outro lado, se escolheu "fazer acontecer", pague o preço do trabalho árduo, do desconforto permanente da mudança, da insegurança dos caminhos desconhecidos, do esforço de educar-se permanentemente em sua profissão. Colha a possibilidade concreta de melhores resultados, mais dinheiro para viver ainda melhor, o prestígio do vencedor e especialmente o sabor de sentir-se o piloto de seu sucesso profissional.

Se é verdadeiro o ditado popular "Em time que está ganhando não se mexe", também tem que ser verdadeiro o inverso: "Em time que está perdendo se mexe".

Para mexer você tem concretamente duas coisas a fazer:

Aumentar seu ritmo de trabalho. Isto é, mais suor.

Melhorar sua habilidade. Que significa mais sabedoria no que faz.

Você pode escolher a só aumentar o ritmo de visitas a clientes, especialmente aquele tipo de visita que prospecta novos clientes ou novas oportunidades. Isto por si só vende, e você não deve jamais deixar de fazê-lo. Mas sempre haverá o limite do tempo disponível e da resistência física, ambos bastante limitados.

Agora, o segundo item jamais tem limite: ampliar suas habilidades é um esticar sem fim.

Tempos atrás ouvi o tenista Fernando Meligeni falando: "Estou muito impressionado sobre o que o Guga está fazendo. Ele é um talento extraordinário e neste ano de 2003 começou um programa de treinamento tão intenso que não dá para acreditar. Tudo para voltar a ser o Nº 1 novamente".

O Guga podia ficar em Florianópolis ou qualquer parte do mundo gozando dos milhões que já ganhou, mas escolheu provar a si próprio e ao mundo que não foi campeão por acaso. Que tem resultados por méritos e esforço que ele escolheu alcançar. Para isto treina todos os dias de forma a assegurar e ampliar sua habilidade.

É possível que assim como a maioria dos vendedores você esteja com fixação nas dificuldades de mercado e no preço do que você vende. Estas preocupações são inevitáveis, mas não podem nos imobilizar. Estes são problemas que estão fora do seu alcance de resolver, eles estão aí só para se constatar. O que você pode fazer, com certeza, é aquilo que compete só a você: mudar a si próprio.

O cientista e grande escritor Isaac Asimov dizia: "Eu tenho muitas idéias e posições polêmicas, agora, a única que tenho certeza absoluta é que não sei tudo".

E você, o que pensa de suas habilidades para vender? Vai ficar esperando a boa sorte chegar ou vai ser o piloto de seu sucesso?

Faça seu plano de progresso, esta é uma tarefa do tipo "faça você mesmo". Peça ajuda, leia mais, treine, e o que é mais importante: coloque em prática.

Pague o preço e boa sorte!


João Alberto Costenaro


Veja também outros artigos:


› Publicidade

NEWSLETTER

Receba grátis mensalmente dicas e informações para seu sucesso profissional.
Faça seu cadastro!


Selo de Qualidade WEC 2009
Home - Trabalhe conosco - Mapa do site Desenvolvido por: JOS