João Alberto Costenaro

Imagens de alguns eventos por J. Costenaro.

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Você decide...

Conta o colunista americano Sydney Harris que acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro de maneira amável, mas recebeu de retorno um tratamento rude e grosseiro. Pagou o jornal que lhe foi atirado de qualquer maneira, sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom fim de semana.

Quando os dois se afastaram da banca, o colunista perguntou:

- Ele sempre trata você com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sou.
- Por que você é tão educado, já que ele nunca corresponde?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.

Que magnífico ponto de vista sobre como se comportar diante da rudeza de um contato, não é verdade?

Você certamente tem incontáveis histórias de grosserias de seus clientes.

Alguns profissionais de vendas dizem não ter paciência com clientes mal educados. Todos sabemos o resultado de escolher clientes só pelo comportamento deles: comissões mais magras do que poderiam ser se escolhessem seus clientes pelo potencial de compra e não pela qualidade de seu comportamento.

Se você escolher o comportamento do amigo do jornalista, terá pelo menos dois ganhos facilmente detectáveis:

1. Em primeiro lugar, uma mudança muito sensível na maneira como as rudezas do outro o afetam. A cada reação de gentileza a uma grosseria, no lugar de considerar-se submisso por não ter reagido à altura, sentirá uma vitória por não ter deixado que ele decidisse o seu comportamento.
2. Vai vender muito mais. Mesmo os mais grosseiros sabem valorizar a forma amável de trato. Não se trata de ser submisso. Ser afável não significa ceder a todas as condições exigidas pelo cliente. Significa usar as regras de boa educação e sempre que possível mostrar seu sorriso.

Embora, curiosamente, os comportamentos negativos sejam muito contagiantes, os positivos também o são. Quando você toma a frente e não permite que os outros determinem o seu comportamento e faz a sua escolha pelo otimismo, presteza e amabilidade, você gera mudança no ambiente em que vive e não se torna uma vítima dele.


João Alberto Costenaro


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