Nós vendedores temos todos os dias uma tarefa danada de dura: convencer nossos prospects a se tornarem clientes. Ainda temos que fazer nossos clientes atuais continuarem a comprar, se possível mais do que habitualmente. Ufa! Não é mole! Só quem vende sabe a pedreira que é essa nossa roda da vida.
Com exceção de alguns privilegiados lutadores, há dias em que não dá muita vontade de levantar da cama. Só que a maioria de nós, se ficar na cama, não ganha nada. Só tem remuneração se tiver venda. Dai não tem jeito. Mesmo que se arrastando tem que levantar e seguir em frente.
O que fazer para nos ajudar e melhorar a possibilidade de ter um bom dia?
Tem uma frase do Buda que diz:
"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos nosso mundo".
Todo dia de manhã temos a opção de escolher como será o nosso dia. Podemos escolher uma graduação qualquer entre:
Ótimo ---------- e ----------Péssimo.
Geralmente, com base no nosso histórico pessoal, costumamos fazer um prognóstico ao começo do dia: se temos tido uma seqüência de dias ruins, temos a tendência de achar que hoje também será igual. Como conseqüência começamos o dia mais ou menos com aquela disposição descrita no início do artigo.
Com base na sabedoria milenar, podemos alterar isso. Podemos escolher começar todos os dias imaginando que tudo vai dar certo. Mesmo que as tarefas de hoje pareçam desagradáveis, podemos imaginar que tudo vai correr bem. É simplesmente assim: uma escolha nossa.
Se você quer fazer isso, uma dica: não importa quantos pensamentos negativos vierem - e especialmente aquele que diz que você está só se enganando - repita uma vez mais que tudo dará certo hoje, será um excelente dia.
Se a maré está boa, ótimo, vai continuar. Se a maré está ruim, é a hora da virada. Um dia vai virar, não é verdade, por que não pode ser hoje?
Não há dúvida de que se começamos o dia pensando que será um ótimo dia, pelos menos até o primeiro cliente estaremos em um estado interno ótimo. Quando estamos de bom humor e otimistas, somos uma melhor companhia, nossos clientes vão gostar mais de nós, serão mais acessíveis e vão comprar mais. Afinal, além de nos sentirmos bem, queremos é vender.
Não se esqueça do resto do dever de casa. Preparar-se cada vez mais como vendedor. Não acredite em dons, mas em preparo. Conheça tudo de seu negócio e dos negócios dos clientes. Junte-se a isso o estado de espírito adequado, e ninguém vai te segurar.
João Alberto Costenaro
Veja também outros artigos: