João Alberto Costenaro

Imagens de alguns eventos por J. Costenaro.

Artigos


Seleta - Consultoria e Treinamento - O atendimento que vende

Você está vivo?

Aos 11 anos, meu filho mais novo resolveu participar de um “Triatlon”. Nadar, pedalar e correr. Nunca tinha treinado para nenhuma dessas atividades. Assim, não tinha quase nenhuma chance de vitória.

Uma hora e alguns minutos depois do início, nos encontramos abraçando aquele garoto suado e cansado que havia conseguido terminar a prova, o que por si só já era motivo de comemoração. Uma prova de resistência física muito boa. Afinal de contas, é uma vitória para alguém que não se prepara para uma competição.

Comentei com ele que muitos garotos tinham desistido no meio do caminho. Foi então que ele nos surpreendeu dizendo:

- Ah! Mas eu não sabia que podia parar! Senão teria parado. Estava morto de cansado!

Aos onze anos de idade tal ingenuidade é perfeitamente aceita; assim como ir para uma competição sem ter-se preparado. É uma fase de experimentos e de descobrir os próprios limites.

No adulto isso já não é mais aceitável.

Felizmente tenho encontrado um crescente número de profissionais de vendas que têm levado a sério sua profissão. São profissionais e se preparam para sua competição de todo dia. Buscam permanentemente educar-se. Este é um dos segredos de muitos vendedores bem sucedidos nos dias de hoje.

Não interessa sua idade, o quanto tem de experiência ou ainda o quanto já se preparou. Se você se prepara sempre, tem condições de vencer, caso contrário fica feito aquele time de futebol cuja chance de permanecer em um campeonato depende do resultado de outros times e não de seu próprio.

Não estou falando só de conhecer soberbamente o produto ou serviço que você vende.Acredite de uma vez por todas: existem técnicas de conduzir uma venda que você ainda precisa dominar.

Se você é um vendedor vai precisar mais que os outros de aprender tudo que é possível sobre o relacionamento humano. Não para ter capacidade de enganar os outros, mas por sua capacidade de ter uma visão otimista da vida e, acima de tudo, de um espírito constante de ajudar as pessoas a terem, também elas, seu sucesso.

Para aprender de forma ampla temos que buscar o novo e reciclar constantemente o velho. Ler, ver e ouvir estudando, participar de eventos e procurar colocar na prática o novo.

Ajude a educar os mais novos nas técnicas de sua profissão, ajude os colegas que se desatualizaram a recuperar o tempo perdido. Não venda por eles, prepare-os para vender. Esta é uma boa maneira de reforçar o seu aprendizado.

Ensinar é uma atividade privilegiada. “Quanto mais você dá, mais guarda para si mesmo.”

Enquanto você estiver se educando, aprendendo e colocando em prática para seu benefício, poderá em qualquer idade gritar a plenos pulmões: SIM, EU ESTOU VIVO!


João Alberto Costenaro


Veja também outros artigos:


› Publicidade

NEWSLETTER

Receba grátis mensalmente dicas e informações para seu sucesso profissional.
Faça seu cadastro!


Selo de Qualidade WEC 2009
Home - Trabalhe conosco - Mapa do site Desenvolvido por: JOS